5 capitais confirmaram que terão transportes gratuitos para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2023, no primeiro dia de provas, domingo, 5 de novembro.
Porto Velho – Rondônia
Benefício estará disponível das 7h às 12h e das 17h às 20h, nos dias 5 e 12 de novembro; para garantir a gratuidade, candidato deve apresentar documento e cartão de inscrição do Enem
Rio Branco – Acre
Os participantes da capital precisarão entregar cópias do comprovante de inscrição aos motoristas dos ônibus para prestação de contas à SEE. Para cada viagem, o inscrito precisará entregar uma cópia, ou seja, uma na ida e outra na volta, totalizando quatro cópias nos dois domingos de provas.
Os participantes do interior não precisarão apresentar o comprovante, já que o transporte será feito em veículos da própria secretaria.
Macapá – Amapá
O governador, Clécio Luís, assinou nesta sexta-feira, 3, o decreto que institui a gratuidade.
A medida vale tanto para os ônibus que circulam dentro de Macapá como para aqueles que interligam a capital aos municípios de Santana e Mazagão. Em todo o estado, mais de 28 mil pessoas estão inscritas para fazer a avaliação e podem ter acesso à gratuidade do transporte público, das 7h às 21h.
Belém – Pará
O Pará terá gratuidade no transporte público para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias da prova.
Será necessário comprovar a inscrição ao cobrador do ônibus nos dias 5 e 12 de novembro, apresentando o cartão Passe Fácil estudantil.
Segundo o governo, a medida vale para cidades que tenham transporte coletivo regulamentado, que vão circular normalmente durante todo domingo (5).
Palmas – Tocantins
Em Palmas, o transporte público já é gratuito em todos os finais de semana, sem cobrança das passagens para todos os usuários. Haverá reforço nas linhas para o Enem.
Somente Boa Vista e Manaus não terão gratuidade
Boa Vista – Roraima
A cidade de Rio Branco não seguirá a tendência de outras capitais brasileiras que oferecerão transporte público gratuito nos dias de aplicação do exame.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) explicou que a gratuidade não é uma opção viável.
Manaus – Amazonas
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que não terá gratuidade para estudantes que vão usar o transporte público de Manaus.