4

SISU 2024 com apenas uma edição por ano? O que mudará para os candidatos de medicina?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ainda nesta semana, será publicado o edital do Sisu do próximo ano, que passará a ter apenas uma edição por ano.

A mudança, na opinião de especialistas, deve evitar que vagas fiquem ociosas por conta de candidatos que decidem trocar de instituição de ensino ao conseguirem a aprovação na segunda edição do processo, que habitualmente ocorria no meio do ano. Agora, as vagas nas instituições deverão ser ofertadas todas na edição unificada do Sisu.

 

E o que muda para você candidato ao curso de medicina?

Para muitos será aumentada a chance de entrada na faculdade desejada, pois todas as vagas do ano serão disponibilizadas de uma única vez, assim um curso que oferecia 50 vagas no início do ano e 50 no meio do ano, ofertará 100 vagas para preenchimento dos dois semestres, igual ocorre em alguns vestibulares de particulares com entrada única.

Isso poderá melhorar para alguns candidatos, pois a sua pontuação pode ser suficiente para a faculdade desejada, sem ficar mudando de faculdade a cada dia, com a atualização do sistema.

Agora, para outros não haverá a chance de mudança de faculdade no meio do ano, caso tenha passado para uma que era possível por causa da pontuação, mas não a desejada. No meio do ano poderia tentar novamente para uma faculdade mais próxima de casa ou a desejada. Agora terá que esperar um ano e fazer um novo ENEM para tentar no Sisu do ano seguinte.

Para quem passar para o segundo semestre, haverá a vantagem de ter alguns meses de férias, onde poderá se dedicar a outros estudos ou simplesmente só descansar depois de anos árduos de estudos. Ou para os mais apressados, será um semestre a menos de estudos na faculdade tão desejada.

Tudo tem os prós e contras, o importante é garantir a sua vaga no curso mais desejado do mundo.

Compartilhar

Booking.com

Booking.com